Sobre códigos de barras

Sobre códigos de barras

Sobre códigos de barras

Em 26 de junho de 1974, no Supermercado Marsh em Troy, Ohio, EUA, um funcionário fez a leitura de um código de barras UPC de um pacote de gomas de mascar da Wrigley com um leitor de códigos de barras Datalogic Model A.

A Datalogic fez história naquele dia produzindo a primeira leitura de código de barras comercial junto ao aviso sonoro de "beep" de confirmação de boa leitura. Este primeiro "bip" marcou o início da indústria de captura automática de dados. Desde sua primeira digitalização, o código de barras revolucionou o setor de varejo e causou a rápida adoção da tecnologia de código de barras para melhorar a produtividade e o gerenciamento avançado de estoque, reduzindo, ao mesmo tempo, erros de preços e a sobrecarga física dos caixas.

Os mesmos benefícios foram aplicados na cadeia de fornecimento, desde o chão de fábrica até o ponto de venda, ao mesmo tempo que impactam outras indústrias, como a de manufatura, cuidados de saúde, finanças e entretenimento.

Uma simbologia do código de barras é melhor descrita como um "código Morse óptico"; uma série de barras pretas e espaços brancos de larguras variadas impressas em etiquetas para identificar itens de forma exclusiva.

A informação codificada no código de barras é decodificada por um leitor, que mede a luz refletida e interpreta o código em números e letras que são passados ​​para um computador. Os códigos de barras de benefícios primários fornecem leitura e transmissão rápida, simples e precisa de dados para itens que precisam ser rastreados ou gerenciados. Como as etiquetas de código de barras são facilmente fixadas ou podem ser impressas diretamente em praticamente qualquer material (ou seja, correspondência, envelopes, caixas, latas, garrafas, embalagens, livros, dentre outros), elas são a solução mais econômica e precisa para a captura de dados.

As primeiras aplicações da leitura de código de barras, como no ponto de venda do varejo, rastreamento de itens e gerenciamento de estoque, foram expandidas para aplicações mais avançadas em mais setores como: tempo e atendimento, trabalho em processo, controle de qualidade, classificação, entrada de pedidos, rastreamento de documento, envio e recebimento, controle de acesso a áreas seguras - até rastreamento e identificação de animais de fazenda! A coleta de dados de código de barras faz parte de uma categoria mais ampla chamada Identificação automática ou Auto ID.

Esses sistemas expandidos aumentaram a produtividade de modo mensurável ao vincular a produção, o armazenamento, a distribuição, as vendas e o serviço aos sistemas de informações de gerenciamento em lote ou em tempo real.

Consequentemente, oportunidades para melhorar a eficiência operacional e a capacidade de resposta do cliente se desenvolveram para varejistas, empresas de transporte e entrega de pacotes, fabricantes, distribuidores atacadistas e provedores de serviços. A necessidade de coleta de dados também se estende aos cuidados de saúde, onde os códigos de barras estão sendo usados ​​para atualizar e rastrear os registros médicos eletrônicos (EMR) e as prescrições de um paciente.

Ao usar um sistema baseado em código de barras, as instalações médicas podem atualizar de forma rápida e precisa os EMRs, ao invés de confiar nas notas manuscritas de difícil leitura de um médico quanto a segurança do paciente.

👋 Hi there!
How can we help you today?
Let's chat
1